© Inqualitydobrasil.com 

Atividades - 2 

 

Normas aplicáveis

 

  •  NBR-16401-1 – Instalações de ar condicionado – Sistemas centrais e unitários – Parte 1 – Projetos das instalações; 

  • NBR-16401-2 – Instalações de ar condicionado – Sistemas centrais e unitários – Parte 2 – Parâmetros de conforto térmico;

  • NBR-16401-3 – Instalações de ar condicionado – Sistemas centrais e unitários – Parte 3 – Qualidade do ar interior.

 

Regulamentos Governamentais Brasileiros

 

  • NR (Normas Regulamentadoras) – Ministério do Trabalho;

  • Regulamento GM/MS nº3523/1998 – Ministério da Saúde;

  • Resolução RE-09: 2003 da ANVISA;

  • Resolução CONAMA – 267

  • Portaria 3.523/GM de agosto de 1998

 

Associações

 

  • ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers, Inc;

  • SMACNA – Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Association;

 

OUTRAS ATIVIDADES

NORMAS TÉCNICAS
1-"AS BUILT"

 

 

As Built é uma expressão inglesa que significa “como construído”. 

 

Essa atividade consiste no levantamento de todas as diferenças ocorrida entre o projeto original e o que foi instalado nas obras, considerando as informações aferidas, em um novo Arranjo, o qual, representará fielmente, a real situação de dados e trajetos nas instalações dos Sistemas de Ar Condicionado e Ventilação Mecânica.

 

Desta forma, criamos um registro das alterações ocorridas durante a obra, facilitando a manutenção de futuras intervenções.

2-Treinamentos

 

 

Os nossos Treinamentos tem por objetivo, desenvolver nos operadores (responsáveis pela operação dos Sistemas de Ventilação Mecânica & Ar Condicionado)  o conhecimento necessário, para atuarem de forma criteriosa e precissa em um determinado empreendimento.

3-PMOC

 

 

O PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) é exigido na Portaria 3.523/GM de agosto de 1998, que visa garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde. Ele é direcionado para os proprietários, locatários e propostos, responsáveis por sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU. Dessa forma, todos os edifícios públicos ou privados, são obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado.

4-Legalizações

 

 

Legalizar Projetos de  Ventilação Mecânica (Serviços de Insuflamento e Exaustão) em cozinhas Industriais, na Prefeitura do Município do Rio de Janeiro (GEM_RJ).

 

GEM_RJ ou Gerência de Engenharia Mecânica da Rio Luz, é um órgão municipal que tem a responsabilidade de regulamentar e licenciar as empresas fabricantes, instaladoras e conservadoras de sistemas de ar condicionado, ventilação mecânica e de tratamento do ar, além de vistoriar os aparelhos instalados, sejam eles de transporte ou ar condicionado e ventilação mecânica.

 

No caso dos sistemas de ar condicionado, ventilação mecânica e tratamento do ar, a Rioluz também licencia as empresas projetistas.